segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pele Perfeita

Que mulher não sonha ter uma pele linda e saudável?

Bem, queria eu poder dizer que isso é possível para todas sem esforço algum, ou que a maquiagem pode resolver todos os problemas e deixar sua pele perfeita em apenas algumas pinceladas. Mas infelizmente isso não é verdade.

Cuidar da pele é coisa séria e exige muita disciplina.

É sabonete, filtro solar, creme para a area dos olhos, hidratante, creme para o dia, creme para a noite... Aff... E quando além de todas essas preocupações ainda surgem as espinhas???

Nossa, alguém pode me socorrer? Afinal, em meio a tantas ofertas de produtos dermocosméticos fica praticamente impossível resistir e não comprar uns creminhos por nossa conta, não é mesmo?

Para deixar vocês super antenadas, fiz um bate bola com a renomada dermatologista Dra. Zaida Pitombo, que respondeu algumas perguntinhas e deu dicas bacanérrimas para que nós, pobres mortais, possamos ter a pele dos nossos sonhos!

Beth: Dra. Zaida, existe uma idade ideal para começar a cuidar da pele? Como começar?

Dra. Zaida: Desde que nascemos estamos nos expondo a agentes causadores do envelhecimento. O principal deles é o sol, o que torna essencial o uso de filtro solar desde a infância. Mas é na adolescência que a pele requer maiores cuidados pois se torna mais oleosa e com tendência a acne. A limpeza é essencial com uso de sabonetes específicos para o tipo da pele a ser tratada.

Beth: Quais são os cuidados essenciais no dia a dia? Esses cuidados podem ser aplicados a qualquer tipo de pele?

Dra. Zaida: Limpeza com sabonete adequado a cada tipo de pele, protetor solar para uso diário também de acordo com o tipo de pele e bloqueador solar para praia, piscina, etc.

Beth: A pele oleosa também deve ser hidratada?

Dra. Zaida: Depende. Peles com muita oleosidade e acne devem evitar qualquer tipo de hidratante, porém o mais comum é a pele mista e neste caso podemos usar algum tipo de hidratação própria na região dos olhos. Atualmente existem no mercado diversos produtos matificantes que deixam a pele mais bonita e tem efeito tensor.

Beth: Como eliminar manchas na pele, como melasmas por exemplo?

Dra. Zaida: O sol é o principal causador de manchas na pele. Além disso o uso de anticoncepcional oral e gravidez também agravam o melasma. Usar filtro solar diariamente pelo menos duas vezes ao dia e até mesmo em dias nublados é importantíssimo. Só um dermatogista está capacitado a fazer um tratamento de manchas na pele pois quase sempre é necessário o uso de ácido retinóico, hidroquinona e uma série de peelings, que uma vez feitos em clínicas de estética por qualquer profissional podem agravar o problema.

Beth: Como combater as olheiras, das mais suaves às mais profundas?

Dra. Zaida: As olheiras apresentam um componente vascular e também estão relacionadas com hiperpigmentação da pele sendo mais comuns em mulheres morenas. O tratamento consiste em despigmentantes locais substancias que melhorem a circulação e em casos mais severos recorremos ao uso de laser (luz intensa pulsada), sendo necessárias algumas sessões.

Beth: Com quanto tempo de antecedência de seu casamento uma noiva deve começar o tratamento dermatológico para conquistar a tão sonhada pele perfeita?

Dra. Zaida: Pelo menos 6 meses antes. Se ela apresenta manchas deve interromper exposição solar, usar clareadores, fazer peelings e nunca iniciar algum tratamento mais agressivo durante o verão.

Beth: Como suavizar as linhas de expressão? Os cremes resolvem?

Dra. Zaida: Normalmente as noivas são jovens e o uso de alguns cosméticos atenuam as linhas, mas dependendo do caso podemos fazer uso de toxina botulínca de modo bem suave e também usar algum preechimento em áreas com sulcos de maneira bem natural e com pelo menos 1 mês de antecedência.
--------

Bem meninas, espero que tenham gostado, sanado suas dúvidas e principalmente aproveitado as dicas da Dra. Zaida.

A Dra. Zaida atende em sua clínica, a EzSkin, em Icaraí – Niterói/RJ. Tels: 2622-5679 / 8855-5679.

Um comentário:

Obrigada pela visita!
Amamos ter você aqui. ;)